quarta-feira, 31 de março de 2010

Bairro Social Francisco Simões

Em 1958 foi fundado pelo Benemérito Francisco Simões, natural de Joane, o Centro de Assistência Social Francisco Simões, instituição criada com o objectivo de construir uma «obra de assistência que é caracterizada por moradias para classes pobres», conforme consta da primeira acta da referida instituição.
Vulgarmente designada Bairro Social Francisco Simões, esta instituição tem na sua génese uma vocação assistencial, contando na sua fundação com importantes personalidades da época, tais como Álvaro Folhadela Marques, Nuno Simões, Artur Cupertino de Miranda, José Carlos Barbosa, Eduardo de Arantes Oliveira.
Em 1982, o Centro de Assistência Social Francisco Simões doou o seu património à Junta de Freguesia de Joane, passando esta entidade a ser proprietária e gestora do denominado Bairro Social Francisco Simões. Ao longo destes cinquenta anos, neste complexo social de habitações têm-se verificado algumas alterações ao nível da estrutura das habitações, comportadas quer pela entidade proprietária, quer pelos próprios moradores. No entanto, observam-se neste complexo habitacional múltiplas insuficiências ao nível do conforto das habitações, ao nível do apoio social, ao nível do planeamento e das infra-estruturas de apoio social e de lazer, podendo ser melhorado ao longo do tempo, adaptando-se às circunstâncias, na melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário