quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Percurso pela História.

São antigas as referências à Vila de Joane, remontando, as primeiras, ao período antes da formação da nacionalidade, nomeadamente ao ano de 1065.
De proveniência latina, o topónimo Joannem está associado e, historicamente relacionado, a um primitivo possuidor da "vila" (grande unidade agrária) do mesmo nome, existindo ainda a casa-sede e o local (aldeia de Joane), o qual se considera ter sido um dos mais respeitáveis proprietários do período românico. Joane indicará, por isso, uma antiga unidade agrária dimensionada pelos romanos, atribuindo-se a estes a organização da primitiva agricultura da Península Ibérica.
Distando 11 Km de Famalicão (sede de Concelho), Joane é, hoje, um importante ponto de passagem de tráfego rodoviário. Contribuiu decisivamente para este facto a Via Inter-Municipal que liga a Vila a Vizela em poucos munitos.
Ocupa uma área de 725 ha e conta com uma população residente de cerca de dez mil habitantes.
Das actividades económicas desenvolvidas, a indústria é sem dúvida a dominante, seguindo-se o sector dos serviços que se tem implantado e desenvolvido.
Assim, Joane assume-se como um pólo de desenvolvimento em plena expansão. A confirmar e consolidar esse desenvolvimento saliente-se o facto de, em 3 de Julho de 1986, ter sido elevada à categoria de vila, afirmando-se como um dos centros mais desenvolvidos do Concelho.
Vista de satélite.

Sem comentários:

Enviar um comentário