sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Capelas de Joane

Capela de São Bento
A capela de S. Bento é citada nas actas de 1655, século XVII. Situa-se no lugar de S. Bento e além do santo por que é conhecida, honra também Santo Amaro. A capela é anualmente palco das festas em honra dos seus santos: Santo Amaro em Janeiro e S. Bento em Agosto. Nesta capela existem ainda imagens de Santo Amaro, Santa Rita e Nossa Senhora das Dores.
Capela de Santo Ovídeo
Pertence à Quinta da Bemposta, sendo uma capela privada construída no século XVII. Inicialmente foi ermida de Nossa Senhora do Socorro. A capela sofreu algumas alterações na sua traça original.


Capela Nª Sª da Conceição
Integrada no Solar de Vila Boa encontra-se hoje em estado bastante degradado. Tal como muitos solares do Minho, também este dispunha de capela destinada ao culto privado dos nobres residentes. Este solar tem sido objecto de alguns restauros faseados.

Capela Senhora da Carreira
Primeiro templo religioso citado nas actas de visitação (séc. XVI) Cita no lugar da Lapa ou Carreira, afectuosa à Senhora da Carreira, conhecida por Senhora dos Bons Caminhos. A sua fachada principal está voltada a poente, apresenta trabalho em cantaria e sobre a porta principal há um pequeno avançado. Pavimento em granito serrado, paredes em alvenaria rústica, altar-mor com mesa e apoio em granito. Sofreu várias alterações, tendo o último restauro ocorrido em 1988.
Capela de Santo André (Santos Passos)
A Capela dos Santos Passos situou-se em tempos no lugar da feira, actual Largo 3 de Julho. Em 1950, foi transferida para o alto do Monte de Celorico. As razões da sua mudança devem à proximidade demasiada da Igreja, para se fazerem as vias-sacras (procissão que é costume os católicos fazem na Quaresma, época da morte e ressurreição do senhor). A origem centenária, o seu interior mantém ainda características da construção romana. Actualmente é um recinto agradável, com vista sobre Joane.
Cruzeiro de Joane
Sobre o cruzeiro não há muita documentação. Apenas se sabe que a sua construção terá sido muito anterior ao ano 1649. O Cruzeiro não se situa agora no lugar de origem. Inicialmente, foi construído a cerca de 100 metros mais abaixo. Em 1950, quando a Capela de Santo André foi mudada para o Monte de Celorico, o cruzeiro foi transladado para o lugar onde se encontra.

2 comentários:

  1. ola sou de joane tenho 21 anos. um dos meus sonhos que tenho e ter posses para restaurar a capela da senhora da carreira porque foi la onde passei toda a minha enfancia. Espero que um dia esse sonho se torne realidade...

    ResponderEliminar