terça-feira, 10 de novembro de 2009

Francisco Forte Faria Torrinha, foi professor e escritor.

Nasceu em Joane, Famalicão, a 1 de Maio de 1879. Morreu em 1953, a 16 de Outubro, com 74 anos após uma vida dedicada à língua e cultura portuguesa.
Fez o curso liceal em Braga e formou-se em teologia, em Coimbra. Depois de uma breve passagem como professor pelo liceu de Évora, foi colocado no liceu D. Manuel, no Porto, actual Escola Secundária Rodrigues de Freitas, aí exerceu o seu cargo de professor durante 36 anos. Estudioso infatigável doutorou-se na antiga Faculdade de Letras do Porto onde ainda foi catedrático. Também dirigiu a Escola Industrial Faria Guimarães. Para além destes cargos que exerceu dedicou a sua vida a estudar gramática, tendo publicado vários desse estudos.
Colaborou em várias revistas culturais (exemplo: Portucale) publicando artigos sobre assuntos de Filologia.Foi autor de dicionários Português - Latim e Latim - Português, sem esquecer o famoso Novo Dicionário da Língua Portuguesa.
Foi condecorado pelo Governo com ordem de Santiago cujas insígnias lhe foram entregues em sessão pública de homenagem no «seu» liceu, o Liceu D. Manuel. A sua última obra, um novo dicionário, ficou inacabado.

Sem comentários:

Enviar um comentário